Blog

Chuveiro elétrico ou a gás?

Por não querer ter dores de cabeça na hora do banho, a pergunta que fica é: chuveiro elétrico ou a gás?

Publicado em 29/07/2022

Para quem gosta de um banho relaxante, esse pode ser o momento mais aguardado do dia. Se a água quente para, a boa experiência vira frustração, e justamente por não querer ter dores de cabeça com um momento que deveria ser bom, o consumidor se pergunta: qual é a opção mais vantajosa, o chuveiro elétrico ou a gás?  

O funcionamento dessas tecnologias

O aquecimento da água no chuveiro elétrico ocorre logo antes de ela sair do chuveiro, e acontece por causa da resistência elétrica que o dispositivo abriga. Quando o registro é aberto, a água passa pela resistência e é aquecida, para em seguida sair para o banho.

Quando o usuário aponta para as classificações de temperatura (inverno ou frio, verão ou quente, por exemplo), ele determina o tamanho da abertura para a corrente elétrica na resistência, ou seja, quanto maior o caminho, mais água é esquentada.

Já o chuveiro a gás funciona a partir da instalação do aquecedor de água a gás. O seu aquecimento é mais longo - ou seja, ao contrário do chuveiro elétrico, não acontece segundos antes da utilização. 

No chuveiro a gás, a água tem sua temperatura aumentada no aquecedor e depois vai para as tubulações de alta temperatura. Por fim, termina no misturador próximo ao chuveiro, e desce para o banho.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada um?

Os dois tipos de aquecimento possuem características distintas e, por isso, oferecem experiências diferentes. Claro, há sempre o mais vantajoso. 

O chuveiro elétrico perde grande parte de sua eficiência pela dificuldade de aquecer grandes quantidades de água. Por aquecer tudo em segundos, caso o usuário queira tomar um banho mais potente, o chuveiro não conseguirá passar toda essa água pela resistência.

A instalação do chuveiro elétrico é mais fácil e menos custosa, mas sua potência é mais baixa e sua vazão também. Além disso, a necessidade de manutenção costuma ser maior que nos chuveiros a gás, e o gasto com energia elétrica também.

O aquecimento a gás consegue lidar com uma quantidade maior de água, tem maior vazão e o seu sistema pode ser usado para implementação de água quente em outro chuveiro e torneiras da casa. 

O chuveiro a gás também garante segurança, já que os aquecedores atuais possuem dispositivos que cortam o fornecimento ao sinal de vazamento. O seu custo é maior para instalação e aquisição, que necessita de profissionais especializados, mas a médio e longo prazo esse aquecimento é o mais econômico.

 

É claro que vamos afirmar: para quem prefere banhos de maior qualidade, o chuveiro aquecido a gás natural ou GLP é a escolha mais assertiva, mais segura e mais econômica. Se você quer banhos longos e relaxantes, o aquecimento a gás é a escolha para você. Faça um orçamento conosco!

Fale agora pelo whatsapp